Aprovado pela resolução n.º 13980/2013
Objetivo:
Cumprir o art. 62 da Lei n.º 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - http://www.mec.gov.br/), que estabelece que todos os professores que atuam na Educação Básica devem ter o Nível Superior. Atuaremos na formação dos docentes que atuam na Educação Básica dos 144 municípios do Estado do Pará.
Público-alvo:
Docentes que atuam no Ensino Fundamental do Estado do Pará que não possuem o nível superior.
- Firmaremos parceria com as Secretarias Municipais de Educação para financiar parte da mensalidade.
- Para atingir os objetivos propostos toma-se como base os artigos 62 e 80 da LDB (EaD).
- Propõe-se um curso virtual interativo, com aulas ministradas através de encontros via skipe e chats. Espaço para discussão através de fórum e um serviço de tutoria on-line para auxiliar o aluno em suas dúvidas e questões individuais.
- Será utilizado material de apoio elaborado por especialistas levando em consideração as diversidades culturais do Estado do Pará.
- Será realizado parceria com empresas de tecnologias para oferecer aos alunos equipamentos próprios para o desenvolvimento das atividades (notebook).
- O projeto só será possível através da utilização do Programa Navega Pará como ferramenta viabilizadora para sua execução.
- Você poderá determinar seu horário de estudo.
- Você não precisará sair do local em que você mora para estudar.
- O currículo do curso é apropriado para cada município.
Espera-se com o projeto prover uma formação docente de qualidade a qual promova e crie condições de desenvolvimento social, político e econômico do Estado do Pará.
Currículo:
MATRIZ CURRICULAR- PEDAGOGIA
|
NÚCLEO COMUM DE
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICO
| ||
Período
|
Disciplinas
|
Carga Horária
|
1º
|
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
|
40
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
40
| |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
80
| |
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
40
| |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
|
40
| |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
80
| |
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
|
40
| |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
|
40
| |
Total
|
400
| |
2º
|
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
|
40
|
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
|
40
| |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II
|
40
| |
DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO
|
40
| |
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
40
| |
PRÁTICA DE ENSINO I
|
80
| |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
80
| |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
40
| |
Total
|
400
|
3º
|
TECNOLOGIA E INFORMÁTICA PARA EDUCADORES
|
40
|
METODOLOGIA DA PESQUISA PEDAGOGIA I
|
40
|
|
MATEMÁTICA: CONTEÚDO / METODOLOGIA
|
80
|
|
PRÁTICA DE ENSINO II
|
40
|
|
CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTEÚDO / METODOLOGIA
|
40
|
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ( OFICINA PEDAGÓGICA)
|
80
|
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
40
|
|
ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO
|
40
|
|
Total
|
400
|
|
4º
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
40
|
METODOLOGIA DA PESQUISA PEDAGÓGICA II
|
40
|
|
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
|
80
|
|
O LÚDICO E O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
40
|
|
ESCOLA E CURRÍCULO
|
40
|
|
ALFABETIZAÇÃO E MÉTODOS
|
80
|
|
LÍNGUA PORTUGUESA : CONTEÚDO / METODOLOGIA
|
40
|
|
PRÁTICA DE ENSINO III
|
40
|
|
Total
|
400
|
5º
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
40
|
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
40
|
|
CIENCIAS SOCIAIS – HISTÓRIA : CONTEÚDO / METODOLOGIA
|
40
|
|
CIENCIAS SOCIAIS – GEOGRAFIA : CONTEÚDO / METODOLOGIA
|
40
|
|
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
|
40
|
|
FUNDAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
40
|
|
PRÁTICA DE ENSINO IV
|
80
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
160
|
|
Total
|
480
|
|
6º
|
EDUCAÇÃO INDÍGENA
|
40
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
160
|
|
MATEMÁTICA: RACIOCÍNIO LÓGICO NA CRIANÇA
|
40
|
|
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
|
40
|
|
EDUCAÇÃO DE QUILOMBOS
|
40
|
|
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
|
40
|
|
EDUCAÇÃO RIBEIRINHA
|
40
|
|
MONOGRAFIA
|
80
|
|
Total
|
480
|
Querido equipo de Maestrandas em Educação:
ResponderExcluirDepois de dois días intensos de trabalho no curso Novas Tecnologias, o produto do esforço: este blog é uma mostra de todo o que voçês podem conseguir para ampliar e comunicar a cultura no Brasil.
Abraço forte,
Lidia