quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Estado do Pará

É uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país, está dividido em 144 municípios. Fica situado no centro da região norte e tem como limites o Suriname e o Amapá a norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste, Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e Guiana a noroeste. O estado é o mais populoso da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes.


O Pará é marcado pela diversidade, entre seus cerca de 7,1 milhões de habitantes estão: indígenas, negros, brancos, ribeirinhos e asiáticos. Dividindo-se pelo campo (34%) e cidades (66%). No estado há cerca de 31 etnias indígenas espalhadas em 298 povoações, totalizando mais de 27 mil índios (dados da FUNAI).

A história do Pará foi traçada por imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, africanos e indígenas.

A economia baseia-se no extrativismo mineral (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho) e vegetal (madeira), na agricultura, na pecuária, na indústria e no turismo. A mineração é atividade predominando na região sudeste do estado. A atividade pecuária esta presente também na região sudeste; já a agricultura é mais intensa no nordeste. É o maior produtor de pimenta-do-reino do Brasil e está entre os primeiros na produção de coco e banana. A indústria concentra-se na região metropolitana de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário